domingo, 11 de novembro de 2012

Como acabar com o lixo eletrônico?

Você sabe quanto lixo eletrônico produzimos?

Segundo Estudos Estima-se que 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são jogados fora, por ano, por toda a população do mundo.

Também conhecido como e-lixo, o lixo eletrônico aumenta à medida que a tecnologia evolui, a exemplo os computadores e celulares.

O problema é que pouca parte dos materiais utilizados na fabricação das placas e circuitos eletrônicos podem ser reaproveitados, cerca de 2% apenas, o que significa dizer que os outros 98% estão acumulados.
A boa notícia é que existem importantes iniciativas, como exemplo o Laboratório Nacional de Física do Reino Unido que desenvolveu, em parceria com duas empresas de tecnologia, um sistema que consegue liberar os componentes eletrônicos assim que a placa é imersa em água quente. Dessa maneira, os componentes podem ser derretidos e remontados para que sejam reutilizados.

O objetivo é que, caso os responsáveis consigam levar esse sistema para uma escala comercial, haja aumento na parcela de materiais eletrônicos reciclados, chegando até 90%.
Não há dúvidas que esse número é muito importante na redução do e-lixo no mundo todo.
Enquanto não temos essa estrutura conhecida e definida, podemos e devemos fazer nossa parte.
Para completar sua leitura e você saber um pouco mais sobre o que podemos fazer com as tecnologias que não usamos mais, acesse:
http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/o-que-fazer-com-o-que-nao-usamos-mais.php

Um abraço e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário