quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Saudações!
Na minha Publicação de Hoje resolvi falar de um Assunto muito dificil pra nós Adolescentes ''A nossa Primeira Vez''. 
                                 Lia decidiu que a primeira vez dela seria com Dinho  (Foto: Malhação / Tv Globo)

Lia (Alice Wegmann) nunca quis admitir, mas sempre amou Dinho (Guilherme Prates). Depois do beijão na peça do colégio, a garota resolveu assumir os sentimentos e se declarou para o garoto. Os dois resolveram fugir dos problemas e foram acampar. Rolou o clima e a primeira vez de Lia rolou.
A primeira transa é um assunto cheio de tabus e muitas garotas tem várias dúvidas, mas não conseguem conversar com os pais sobre o assunto. Agora não é preciso ter mais dúvidas! A sexóloga Walkíria Fernandes responde as perguntas mais frequentes das meninas. Confira o tira-dúvidas:
1) Existe uma idade certa para começar a ter relações sexuais?
Walkíria Fernandes: Não existe uma idade padrão para o início das atividades sexuais. Normalmente, elas têm início na adolescência mesmo. No entanto, isso depende de fatores individuais, que vão desde o despertar para o sexo, dependendo dos estímulos que o adolescente tem, até alguma ansiedade ou preocupação com o desempenho. Tais fatores podem fazer com que as relações comecem mais cedo ou mais tarde. O importante é sempre começar com a responsabilidade quanto ao uso do preservativo, o que nem sempre acontece.
2) Eu preciso ir na ginecologista antes da minha primeira vez?
Walkíria Fernandes:
Sim, isso é recomendável, principalmente para que seja feita a escolha do método contraceptivo a ser usado, e para que a adolescente tenha a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas em relação ao início da atividade sexual. Nem sempre a garota encontra na família abertura para conversar sobre esse assunto.
3) O que é período fértil?
Walkíria Fernandes:
Período fértil é o período em que o óvulo da mulher se encontra pronto para a fecundação. Nesse período, ele sai dos ovários em direção às trompas. Se o óvulo se encontra com o espermatozóide, pode ser fecundado, fazendo com que a gravidez ocorra.
4) O que é o método da tabelinha? É seguro?
Walkíria Fernandes:
O método da tabelinha é um método anticoncepcional em que se leva em conta o dia da ovulação, considerando uns 4 ou 5 dias antes e 4 ou 5 dias depois, para se evitar as relações sexuais. É nesse período que a mulher pode estar fértil e que o ato sexual deve ser evitado, quando se usa a tabelinha. O problema é que nem toda mulher sabe ao certo o dia de sua ovulação. Esse método não é tão seguro quanto à pílula.
Dinho e Lia em momento romântico, depois da transa (Foto: Malhação / Tv Globo)5) Posso tomar a mesma pílula anticoncepcional da minha amiga?
Walkíria Fernandes:
O que serve para uma pessoa pode não servir para outra. O ideal é sempre consultar um ginecologista para que seja feita a escolha certa para cada mulher.
Dinho e Lia em momento romântico
6) Posso comprar camisinha sendo menor de idade? Existe algum lugar que é distribuído de graça?
Walkíria Fernandes:
Normalmente um adolescente pode comprar o preservativo sem nenhum problema. Alguns postos de saúde fazem gratuitamente a distribuição desse material.
7) Como colocar a camisinha?
Walkíria Fernandes:
O importante é colocar a camisinha um pouco antes do momento da penetração, para que não haja interrupção da excitação sexual. De modo geral, os homens colocam a camisinha no momento em que vão penetrar. No ato da colocação, ele deve apertar e enrolar a ponta da camisinha para evitar a entrada de ar. Na ponta é que ficarão depositados os espermatozóides e, se o ar não for retirado, ela pode se romper. Depois de enrolar a ponta, ele deve apoiá-la na glande (cabeça do pênis) e puxar para baixo cobrindo o pênis com ela. Após a ejaculação, ele deve retirá-la.
8) Se eu usar a pílula, preciso usar camisinha?
Walkíria Fernandes:
A pílula é um método contraceptivo . Ela não previne as doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha, além de ser um método contraceptivo, tem a grande função de prevenir tais doenças. Portanto, o uso da camisinha é sempre recomendável.
9) A primeira vez dói muito? Vai continuar doendo muito depois?
Walkíria Fernandes:
Doer é muito mais a exceção do que a regra. A vagina é um órgão elástico e quando a mulher se encontra relaxada e tranquila para o ato sexual, costuma ter relações sem dor. Na maioria das vezes o que causa a dor é muito mais a tensão e expectativa do ato do que uma questão física. Repressões sexuais muitas vezes são as causas dessas tensões, fazendo com que a mulher não se sinta tão segura para iniciar a sua vida sexual.
Outro fator responsável pela dor é o fato de já ter ouvido das amigas que a primeira vez delas doeu. Isso cria a expectativa da dor, fazendo com que ela realmente ocorra devido à tensão causada. Normalmente quando a dor ocorre , a mulher fica na expectativa ou com medo de que na próxima relação a dor ocorra novamente, causando a mesma tensão da relação anterior, formando-se assim o círculo vicioso: medo da dor, tensão, dor.
10) É normal sangrar? É normal a vagina arder no dia seguinte?
Walkíria Fernandes:
Nem sempre ocorre o sangramento na primeira vez. Isso irá depender do tipo de hímen que a mulher possui. O mito de sempre ter que haver sangramento na primeira vez é responsável até mesmo por discórdias conjugais em função da dúvida que o homem fica quanto à virgindade de sua parceira. Portanto, nem sempre há dor ou sangramento na primeira relação de uma mulher.
11) Não usei camisinha. Como uso a pílula do dia seguinte? Posso usar sempre?
Walkíria Fernandes:
O ato sexual requer maturidade e responsabilidade, o que nem sempre existe ainda na adolescência. A pílula do dia seguinte deve ser usada em casos de emergência e sempre com a indicação e orientação de um ginecologista. Não é recomendável ter relações sem usar um método contraceptivo contando com a opção da pílula do dia seguinte.

Fonte:  http://tvg.globo.com/novelas/malhacao/2012

0 comentários:

Postar um comentário